sexta-feira, 23 de setembro de 2016

11. Hallertauer Hopfakranzfest - 11. Festa de colheita do lúpulo de Hallertau

Olá pessoal,

O texto de hoje tem um perfil completamente diferente. Vim compartilhar com vocês a experiência que tive no meu primeiro final de semana aqui em Freising, na Baviera (ALE).
Todos os estandes estavam decorados com várias ramas de lúpulo.
 O fim da colheita do lúpulo é celebrado com uma grande festa para o "ouro verde" de Hallertau, e pela primeira vez o festival foi realizado na cidade de Freising. O nome da festa, na verdade, faz menção as coroas de lúpulo que são confeccionadas e comercializadas nesta época. 

Naturalmente, o evento contou com a presença dos produtores, que confeccionavam e comercializavam as tradicionais coroas de lúpulo e até mesmo ramas separadas, como essa que eu trouxe para casa. 

Alguém se arrisca a acertar que variedade é essa?

Além disso, o mercado oferecia produtos regionais como arranjos feitos na hora com as ramas de lúpulo, peças de cerâmica, jóias, destilados e muitas outras coisas.

Aquele presente para a sua parceira cervejeira...
 E é claro cervejas regionais, como a Weihenstephaner, e a Hofbrauhaus Freising.

"Rapaz, pense num bicho feliz..."

 Além disso, haviam estandes de bebidas premiadas no concurso de inovação da Universidade técnica de Munique, como a Babo Blue, uma bebida mista a partir de cerveja, de cor azul, e a Isar Kindl, que produz estilos tradicionais com uma nova interpretação. 

Cerveja artesanal, pra não perder o hábito!
Por exemplo, a Isar Kindl Schmankerl, que é uma cerveja que combina estilos de vários estilos de cerveja. A inspiração principal foi uma Märzen, que se pode perceber na cor e no "drinkability". Notas carameladas de uma viena, e aromas florais de lúpulo, como numa Pils bávara. E claro, seguindo a lei de pureza, numa garrafa que seria a irmão menor do antigo padrão bávaro de garrafas. 

 Havia possibilidades diversas em torno do lúpulo. Aqui não se falava do lúpulo como matéria prima exclusiva para a produção de cerveja, mas também como uma planta de uso terapêutico. 

Nesse estande, você montava o seu travesseiro de lúpulo, para te ajudar a dormir melhor a noite.
 Mas claro, havia também quem abordasse o lado cervejeiro da coisa, como o estande da organização de turismo de lúpulo de hallertau, em que havia diferentes amostras de produtos de lúpulo. 


Extrato isomerizado; Extrato etanólico; Extrato isomerizado tetra-hidrogenado; Pellets tipo 90, Extrato isomerizado de alfa-ácidos na forma de sais de potássio, e; lúpulo in natura.
E, uma Weihenstephaner Helles (ou Original Bayrisch mild, se preferir) com a rama de lúpulo que eu trouxe pra casa! 

Saúde!

Se quiser acompanhar em tempo real algumas das experiências por aqui, me siga lá no Instagram.

Até a próxima! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário