terça-feira, 28 de junho de 2016

Apresentação

Olá pessoal,

O primeiro texto do Blog apresentará para você a ideia e a proposta do blog.
Primeiramente gostaria de agradecer a todo mundo que colaborou na pesquisa (Caso você ainda não tenha participado, pode participar através do link: http://www.survio.com/survey/d/S0M8A1F4J5Q9L2F7I ), que resultou na criação do “Teor(ia) de cerveja”. 

O nome “Teor(ia) de cerveja” é um jogo de palavras entre “teor”, no sentido de conteúdo, e “Teoria”. E a ideia do Blog passa justamente por isso; o objetivo é fazer dele uma ferramenta que auxilie os cervejeiros a melhorarem suas produções com base em informações teóricas sobre os variados processos que fazem parte da produção de cerveja.

Ao analisar os resultados da pesquisa, pude perceber que metade dos participantes da pesquisa produzem cerveja sem ter realizado qualquer curso, e a principal fonte de pesquisa utilizada por eles é a internet, sendo que menos de 10% deles confia plenamente nas informações encontradas lá.  
Além disso, houve participantes que se queixaram da falta de fontes sobre cerveja em português – já que parte significativa deles não domina outro idioma.

Baseado nisso, buscando auxiliar o desenvolvimento e no sucesso dos amigos cervejeiros, resolvi criar o “Teor(ia) de cerveja” para vocês.  

Não pretendo dizer de que maneira você deve guiar o seu processo, ou como você tem que fazer determinada coisa; minha ideia é te ajudar na tomada de decisão do seu processo cervejeiro. Por meio do blog, buscarei trazer para você, algumas informações relevantes sobre os processos cervejeiros para que você decida de que maneira você mesmo conduzirá o seu processo.

Espero que as informações que vou compartilhar daqui para frente possam te ajudar a melhorar a qualidade do seu produto e a qualidade do seu processo, e que, no final, os seus conhecimentos aplicados aos seus experimentos resultem na cerveja que te agrade.

Ficarei feliz em saber que as informações foram úteis para você, de que maneira elas te ajudaram e de quais informações você sente falta. O blog começa agora, mas a sua contribuição será sempre bem-vinda!


Aguardo ansioso pela sua crítica, sugestão, elogio, dúvida, ou qualquer outra maneira de colaboração via comentário, email etc. !

Vamos fazer deste espaço uma “Cerveja colaborativa” e obrigado pela sua atenção! 

8 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa Júlio. Adorei ter recebido o resultado da pesquisa. Abraços e sucesso ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Patrícia! Fico feliz. Espero que os resultados também sejam úteis de alguma maneira para você.

      Excluir
  2. Oi Júlio, bacana a ideia. Espero poder contribuir e aprender junto. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marcelo! Também espero que possamos contribuir um com outro e aprender juntos!

      Excluir
  3. Fantástica a proposta do seu blog.
    Adorei o que foi publicado até agora.
    A teoria me dá informações para criar.
    Continue assim, aguardo novas postagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios!
      Fico feliz em poder ter te ajudado a desenvolver melhores produtos. E essa é a idéia do blog.
      Por conta das aulas, tenho tido pouco tempo para me dedicar ao blog, mas a próxima temporada de textos virá. Se você se inscrever, já receberá um email assim que voltar a publicar.

      Excluir
  4. Adoro a teoria em torno da fabricação da cerveja, pra mim a teoria é fundamental para uma boa prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos 2 Rodrigo! A teoria em torno da fabricação da cerveja é surpreendente. Há sempre inumeras possibilidades e o fato de não ser uma ciência exata só torna tudo ainda mais fascinante e instigante.

      Excluir